Banner

Resumos Aceitos - ATUALIZADO!!!

COMUNICAÇÕES ORAIS

LOCAL

ÁREA

TRABALHOS

 

SALA 105

(BLOCO A)

 

DIA 21/11/17

Às 16h30min

 

Estudos linguísticos e Educação

 

 

1) A diacronia das preposições a e em: noções estáticas e dinâmicas diante de circunstâncias de lugar

2) O ensino de Latim atrelado à música: um relato da experiência de monitoria

3) Categorias nominativas no Latim: breves considerações sobre gênero, número e caso

4) Influência indígena na língua brasileira

5) O sintetismo latino e o analitismo português: uma questão comparativa

 

 

SALA 105

(BLOCO A)

 

DIA 22/11/17

Às 16h30min

 

 

 

Estudos linguísticos e Educação

 

 

 

 

1) A instabilidade do ensino na era da globalização: o desafio do aprendizado de língua portuguesa e literaturas frente às novas mídias

2)  A leitura e produção textual nos livros didáticos: uma análise da obra de Cereja e Cochar

3) Diferenças entre o português brasileiro e o português lusitano: as principais modificações desde a colonização até os dias atuais

4) Discente em foco: o estímulo à produção textual por meio de um projeto de autoria

5) Uma análise dos discursos presidenciais pelo dia internacional da mulher

SALA 5

(BLOCO A - COLINCO)

 

DIA 23/11/17

Às 18h30min

 

Estudos culturais e Educação

 

 

1) Memória individual e suas implicações culturais na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus

2) O léxico em crônicas campistas: o "campistês" como marcador identitário e cultural

3) Resgate da literatura oral: do conto à fanzinagem!

4) O filme da minha vida: uma viagem entre centro e periferia

 

SALA 106

(BLOCO A)

 

DIA 21/11/17

Às 16h30min

 

 

 

Estudos literários e Educação

                                        

 

 

 

 

1) A literatura como lugar de memória: um passeio pela festa de Santo Amaro

2) A caracterização do campo literário "indígena" a partir da publicação da Lei 11.645/2008

3) Relato de experiência com o 2º ano do E. M. pelo PIBID em 2017

4) Triste Fim de Policarpo Quaresma sob um olhar hermenêutico

5) Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato: a adaptação de um clássico universal como instrumento para formação do leitor na sala de aula

6) Para a leitura e a escrita serem crônicas: o exercício do gênero textual jornalístico-literário no Ensino Médio

 

SALA 106

(BLOCO A)

 

DIA 22/11/17

Às 16h30min

 

 

Estudos literários e Educação

 

 

1)  O lado oculto da leitura: uma análise do conto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector

2) O sertanejo é antes de tudo um forte: a onipresença e a marca de identidade cultural do homem do sertão

3) O desejo e a aprendizagem de Hanna Schmitz em “O Leitor”

4) A noção de leitura em Paul Ricoeur

5) A "voz" do Cordel na sala de aula

SALA 3

(BLOCO A - COLINCO)

 

DIA 23/11/17

Às 18h30min

 

 

Estudos literários e Educação

 

 

 

1) Educada para casar, esposa por opção: a (re)construção do feminino em Senhora de José de Alencar.

2)  Capitães da Areia: a importância das adaptações na apresentação dos clássicos para as turmas de Educação Básica

3) Padre Antônio Vieira e Papa Francisco: a literatura nossa de cada dia

4) O narrador machadiano e sua perspectiva psicológica dos personagens em Dom Casmurro