Resumos Aceitos - ATUALIZADO!!!
COMUNICAÇÕES ORAIS |
||
LOCAL |
ÁREA |
TRABALHOS |
SALA 105 (BLOCO A)
DIA 21/11/17 Às 16h30min |
Estudos linguísticos e Educação
|
1) A diacronia das preposições a e em: noções estáticas e dinâmicas diante de circunstâncias de lugar 2) O ensino de Latim atrelado à música: um relato da experiência de monitoria 3) Categorias nominativas no Latim: breves considerações sobre gênero, número e caso 4) Influência indígena na língua brasileira 5) O sintetismo latino e o analitismo português: uma questão comparativa |
SALA 105 (BLOCO A)
DIA 22/11/17 Às 16h30min
|
Estudos linguísticos e Educação
|
1) A instabilidade do ensino na era da globalização: o desafio do aprendizado de língua portuguesa e literaturas frente às novas mídias 2) A leitura e produção textual nos livros didáticos: uma análise da obra de Cereja e Cochar 3) Diferenças entre o português brasileiro e o português lusitano: as principais modificações desde a colonização até os dias atuais 4) Discente em foco: o estímulo à produção textual por meio de um projeto de autoria 5) Uma análise dos discursos presidenciais pelo dia internacional da mulher |
SALA 5 (BLOCO A - COLINCO)
DIA 23/11/17 Às 18h30min |
Estudos culturais e Educação
|
1) Memória individual e suas implicações culturais na obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus 2) O léxico em crônicas campistas: o "campistês" como marcador identitário e cultural 3) Resgate da literatura oral: do conto à fanzinagem! 4) O filme da minha vida: uma viagem entre centro e periferia |
SALA 106 (BLOCO A)
DIA 21/11/17 Às 16h30min
|
Estudos literários e Educação
|
1) A literatura como lugar de memória: um passeio pela festa de Santo Amaro 2) A caracterização do campo literário "indígena" a partir da publicação da Lei 11.645/2008 3) Relato de experiência com o 2º ano do E. M. pelo PIBID em 2017 4) Triste Fim de Policarpo Quaresma sob um olhar hermenêutico 5) Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato: a adaptação de um clássico universal como instrumento para formação do leitor na sala de aula 6) Para a leitura e a escrita serem crônicas: o exercício do gênero textual jornalístico-literário no Ensino Médio |
SALA 106 (BLOCO A)
DIA 22/11/17 Às 16h30min
|
Estudos literários e Educação
|
1) O lado oculto da leitura: uma análise do conto Felicidade Clandestina de Clarice Lispector 2) O sertanejo é antes de tudo um forte: a onipresença e a marca de identidade cultural do homem do sertão 3) O desejo e a aprendizagem de Hanna Schmitz em “O Leitor” 4) A noção de leitura em Paul Ricoeur 5) A "voz" do Cordel na sala de aula |
SALA 3 (BLOCO A - COLINCO)
DIA 23/11/17 Às 18h30min
|
Estudos literários e Educação
|
1) Educada para casar, esposa por opção: a (re)construção do feminino em Senhora de José de Alencar. 2) Capitães da Areia: a importância das adaptações na apresentação dos clássicos para as turmas de Educação Básica 3) Padre Antônio Vieira e Papa Francisco: a literatura nossa de cada dia 4) O narrador machadiano e sua perspectiva psicológica dos personagens em Dom Casmurro |