Programação
13h | |
Credenciamento Local: Hall do Auditório Miguel Ramalho (em frente ao gabinete da Direção do IFF campus Campos Centro) | Outros |
14h | |
Ensino de escrita ficcional: conto e poesia Adriano Carlos Moura Este minicurso tem como principal objetivo desenvolver estratégias para o ensino de escrita de textos de ficção com estudantes da educação básica. São apresentados exercícios práticos de escrita a partir de recursos estilísticos e estruturais que auxiliam o professor na criação de atividades que terão como resultados poemas e contos experimentais. | Minicurso |
Contribuições teórico-metodológicas de Karl Marx e Friedrich Engels para a compreensão da literatura e da sociedade Felipe Vigneron de Azevedo A proposta do minicurso é apresentar brevemente o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels e de que modo é possível apropriar suas teorias para a compreensão da sociedade e do fenômeno literário. Para tanto, apresentaremos a influência de Hegel no pensamento da juventude oitocentista alemã, alguns conceitos centrais das obras desses dois pensadores e as consequências de suas teorias. Faremos um breve excurso pelas chaves gerais que conduzem a crítica literária até chegarmos à contribuição efetiva da crítica marxista. | Minicurso |
Roteiros para o ensino e a pesquisa de gêneros textuais e hipertextuais Thiago Eugênio Loredo Betta Este minicurso tem por objetivo apresentar um estudo sobre os Gêneros Textuais, a partir de um perspectiva bakhtiniana. Serão analisados gêneros hipertextuais como memes, twites, "textões", postagens e comentários em redes sociais em diálogo com textos produzidos nos suportes impressos. Os exercícios de análise serão realizados tanto pelo enfoque pedagógico, voltado para o ensino, quanto pela abordagem teórica, voltada para a pesquisa científica. | Minicurso |
Quem usa um ponto aumenta um conto! Marília Siqueira da Silva Nesta oficina, apresenta-se a pontuação de forma dinâmica e criativa de modo a levar à compreensão de que, conforme um princípio linguístico universal defendido pela professora Inez Sautchuk, “nada na língua funciona sozinho”. Assim, um ponto, uma vírgula ou qualquer outro sinal de pontuação podem fazer toda a diferença no texto escrito. | Minicurso |
O dia em que o rotacismo pedalou na bicicreta de Craudio e deu tchau para o preconceito linguístico Edinalda Maria Almeida da Silva O minicurso pretende apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno do rotacismo, especialmente na Baixada campista, a partir de algumas considerações: o rotacismo NÃO é erro, nem é engraçado; é preconceito. O português brasileiro NÃO possui uma feição única. Nosso caldo étnico é temperado com carnes negras, índias e portuguesas NÃO nos permite um registro ‘puro’. Temos uma Língua linda e mestiça. Aliás, a fala não é uniforme nem mesmo entre os estreitos limites de uma única família. A Gramática Normativa NÃO é a língua; é apenas uma descrição parcial da Língua. Entre os falantes, NÃO podemos estigmatizar os de pouca escolaridade, os do interior, os da periferia como responsáveis pelo rotacismo. | Minicurso |
Figuras Retóricas: flores da argumentação Hélia Coelho Mello O propósito deste curso é destacar a importância da Retórica para a leitura de textos argumentativos por possibilitar o conhecimento de recursos que tornam possível a adaptação do discurso aos objetivos visados por seu enunciador. As figuras retóricas são recursos linguísticos que podem ser utilizados a serviço da persuasão já que seduzem o leitor pelo prazer da leitura (pathos), além de também servirem para tornar o argumento mais bem aceito, criando presença e estabelecendo comunhão. Por meio do conhecimento da força persuasiva das figuras retóricas, o leitor terá possibilidade de refletir sobre os objetivos do enunciador nos textos que lê; por isso, o uso persuasivo delas será ilustrado por diversos gêneros textuais no decorrer da abordagem teórica do minicurso. | Minicurso |
16h | |
Cardápio Cultural Emanuely canta "The story of my life" - Emanuely de Araujo Manhães Guimarães (2º período) / Cyntia declama José Basil e canta Marielza Tiscate - Cyntia dos Santos Jorge (5º período) | Outros |
16h 30min | |
Comunicações Orais Apresentação de trabalhos de pesquisa dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense Apresentação de trabalhos submetidos à avaliação da Comissão Científica / Organizadora do evento. | Outros |
18h | |
Cardápio Cultural Relicário poético - Victor da Penha Miranda (8º período) / Luísa e Allan cantam “Vem logo me ver” - Luísa Barreto (7º período), Calebe Serafim Marques de Abreu (1º período) e Allan dos Santos Pontes (1º período) | Outros |
18h 30min | |
Epígrafe O menino Cinza – Fhelipe Santana Viegas (5º período) | Outros |
Jornalismo e Literatura: Ficção e História Palestrantes: Prof. Dr. Sérgio Arruda de Moura e Prof. Dr. Carlos Eugênio Soares de Lemos Mediadora: Profª Ma.Talita Vieira Barros Local: Auditório Miguel Ramalho | Mesa Redonda |
20h | |
Cerimônia de Abertura Local: Hall do Auditório Miguel Ramalho | Outros |
20h 30min | |
Conferência de Abertura: Conceituando LÍNGUA como objeto de ensino: para além da função instrumental Palestrante: Prof. Dr. José Carlos Azeredo Local: Auditório Miguel Ramalho | Palestra |
21h 30min | |
Lançamento de Livros Local: Hall do Auditório Miguel Ramalho | Outros |
14h | |
Contribuições teórico-metodológicas de Karl Marx e Friedrich Engels para a compreensão da literatura e da sociedade Felipe Vigneron de Azevedo A proposta do minicurso é apresentar brevemente o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels e de que modo é possível apropriar suas teorias para a compreensão da sociedade e do fenômeno literário. Para tanto, apresentaremos a influência de Hegel no pensamento da juventude oitocentista alemã, alguns conceitos centrais das obras desses dois pensadores e as consequências de suas teorias. Faremos um breve excurso pelas chaves gerais que conduzem a crítica literária até chegarmos à contribuição efetiva da crítica marxista. | Minicurso |
O dia em que o rotacismo pedalou na bicicreta de Craudio e deu tchau para o preconceito linguístico Edinalda Maria Almeida da Silva O minicurso pretende apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno do rotacismo, especialmente na Baixada campista, a partir de algumas considerações: o rotacismo NÃO é erro, nem é engraçado; é preconceito. O português brasileiro NÃO possui uma feição única. Nosso caldo étnico é temperado com carnes negras, índias e portuguesas NÃO nos permite um registro ‘puro’. Temos uma Língua linda e mestiça. Aliás, a fala não é uniforme nem mesmo entre os estreitos limites de uma única família. A Gramática Normativa NÃO é a língua; é apenas uma descrição parcial da Língua. Entre os falantes, NÃO podemos estigmatizar os de pouca escolaridade, os do interior, os da periferia como responsáveis pelo rotacismo. | Minicurso |
Quem usa um ponto aumenta um conto! Marília Siqueira da Silva Nesta oficina, apresenta-se a pontuação de forma dinâmica e criativa de modo a levar à compreensão de que, conforme um princípio linguístico universal defendido pela professora Inez Sautchuk, “nada na língua funciona sozinho”. Assim, um ponto, uma vírgula ou qualquer outro sinal de pontuação podem fazer toda a diferença no texto escrito. | Minicurso |
Figuras Retóricas: flores da argumentação Hélia Coelho Mello O propósito deste curso é destacar a importância da Retórica para a leitura de textos argumentativos por possibilitar o conhecimento de recursos que tornam possível a adaptação do discurso aos objetivos visados por seu enunciador. As figuras retóricas são recursos linguísticos que podem ser utilizados a serviço da persuasão já que seduzem o leitor pelo prazer da leitura (pathos), além de também servirem para tornar o argumento mais bem aceito, criando presença e estabelecendo comunhão. Por meio do conhecimento da força persuasiva das figuras retóricas, o leitor terá possibilidade de refletir sobre os objetivos do enunciador nos textos que lê; por isso, o uso persuasivo delas será ilustrado por diversos gêneros textuais no decorrer da abordagem teórica do minicurso. | Minicurso |
Roteiros para o ensino e a pesquisa de gêneros textuais e hipertextuais Thiago Eugênio Loredo Betta Este minicurso tem por objetivo apresentar um estudo sobre os Gêneros Textuais, a partir de um perspectiva bakhtiniana. Serão analisados gêneros hipertextuais como memes, twites, "textões", postagens e comentários em redes sociais em diálogo com textos produzidos nos suportes impressos. Os exercícios de análise serão realizados tanto pelo enfoque pedagógico, voltado para o ensino, quanto pela abordagem teórica, voltada para a pesquisa científica. | Minicurso |
Ensino de escrita ficcional: conto e poesia Adriano Carlos Moura Este minicurso tem como principal objetivo desenvolver estratégias para o ensino de escrita de textos de ficção com estudantes da educação básica. São apresentados exercícios práticos de escrita a partir de recursos estilísticos e estruturais que auxiliam o professor na criação de atividades que terão como resultados poemas e contos experimentais. | Minicurso |
16h | |
Cardápio Cultural Herberty e Heverton cantam atualidades da MPB - Herbert Souza (2º período) / “Viver é poetizar” - Matheus Cardoso (2º período) | Outros |
16h 30min | |
Comunicações Orais Apresentação de trabalhos de pesquisa dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense Apresentação de trabalhos submetidos à avaliação da Comissão Científica / Organizadora do evento. | Outros |
18h | |
Cardápio Cultural O show do inominável – Luísa Barreto (7° período), Calebe Serafim Marques de Abreu (1º período) e Allan dos Santos Pontes (1º período) / Para tudo existe um tempo determinado – Daiane Ludmila Queiroz da Silva | Outros |
18h 30min | |
Estrutura e elementos do artigo científico como gênero textual acadêmico Thiago Soares de Oliveira O artigo científico é dotado de estrutura e elementos próprios que o tornam peculiar em comparação com outros gêneros acadêmicos tais como o ensaio, o relatório, etc. Dessa forma, a proposta do minicurso é abordar a organização dos elementos constituintes da estruturação do artigo a partir da observação e da análise de textos do gênero, os quais serão escolhidos a partir das linhas de pesquisa que integram o curso de Licenciatura em Letras, a saber: Estudos Linguísticos e Educação, Estudos Literários e Educação e Estudos Culturais e Educação. | Minicurso |
“TIPO ASSIM” & CUM GRANO SALIS – Uma reflexão sobre o preconceito linguístico Vania Cristina Alexandrino Bernardo Partindo da tese de que a língua é um instrumento de poder e que suas realizações são traduzidas em variações linguísticas (tanto na norma culta quanto na coloquial), instauradas dentro de uma relação de força simbólica entre locutores, este minicurso visa promover uma discussão acerca desse “capital de autoridade” veiculado na comunicação (BOURDIEU, 1996), relacionando-o diretamente com as questões do Preconceito Linguístico (BAGNO, 2005). Seguindo a perspectiva da nova Dialetologia e da Geolinguística Multidimensional, pretende-se, ainda, apresentar o resultado parcial de inquéritos linguísticos aplicados na Baixada Goitacá que compreende cinco distritos do município de Campos dos Goytacazes (RJ), a saber: Goitacazes, São Sebastião, Mussurepe, Tócos e Santo Amaro, cujo corpus pesquisado é uma das bases para a discussão do tema. | Minicurso |
Leitura de textos clássicos no Ensino Médio: como fisgar o leitor? Aída Maria Jorge Ribeiro O minicurso tem por objetivo apresentar possíveis estratégias aplicadas pelos docentes para incentivar os discentes à leitura de clássicos literários (muitas vezes considerados enfadonhos e desestimulantes), extremamente necessária à formação intelectual. A proposta terá por base a experiência da ministrante ao longo de vinte anos de profissão, passando, inclusive, pelo momento do processo de revolução tecnológica com o advento da internet e diversos recursos nesse ramo. | Minicurso |
Acentuação gráfica: questões pré e pós-reforma ortográfica Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri Martins Este minicurso visa abordar aspectos relativos à acentuação gráfica em língua portuguesa considerando os ditames do Novo Acordo Ortográfico, assino na década de 1990. Para tanto, faremos uma comparação entre a norma anteriormente vigente e a atual, a fim de demonstrar algumas mudanças na convenção ortográfica, bem como aplicações e usos. | Minicurso |
Dos livros ao mundo: o texto literário na escola Sarita Erthal Lidar com o texto literário em sala de aula, mesmo diante da certeza do seu valor, é um permanente desafio tanto para professores quanto para estudantes. Com o apelo da tecnologia digital e da valorização de uma cultura voltada para o consumo, a prática da leitura literária, em especial, dos clássicos, vem se tornando cada vez mais afastada do universo escolar, o que torna inviável a formação de um leitor competente, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este minicurso objetiva promover a reflexão e o debate acerca da leitura do texto literário na escola. Após breve exposição de referencial teórico, experiências serão apresentadas a fim de fomentar ideias para novas práticas, que incentivem uma melhor interação entre texto e leitor, e propiciem a amplitude da sua leitura de mundo. | Minicurso |
A essencialidade da leitura na sala de aula Ângela da Silva Gomes Poz Muito se fala da gritante necessidade de formar leitores em nosso país. No entanto, mesmo diante dessa responsabilidade, a escola não tem conseguido cumprir eficientemente seu papel de "locus" principal para essa formação, visto que, na maioria das vezes, também a família, antes, não consegue desempenhá-lo. O que fazer? Quais as dificuldades que se apresentam aos educadores? Como superá-las? Por que é urgente trazer essa prática à sala de aula e como agir diante de tantos conteúdos a dar conta e tarefas a cumprir? Essas e outras reflexões serão abordadas neste minicurso, que objetiva despertar os acadêmicos de Letras e de outras licenciaturas para a urgência de formar leitores, especialmente de literatura, e qual a diferença que procedimentos da escola, nesse sentido, poderão causar na vida dos estudantes, dos docentes, da comunidade e de toda a sociedade. | Minicurso |
20h | |
Cardápio Cultural Cantando à vida – Aiane Barreto da Silva (2º período) | Outros |
20h 30min | |
Formação docente: Língua e Literatura Palestrantes: Prof. Dr. Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues e Profª Drª Leonor Werneck dos Santos Mediadora: Profª Ma. Marília Siqueira da Silva Local: Auditório Miguel Ramalho | Mesa Redonda |
Epígrafe "O poema nosso de cada dia nos dai hoje" - Thiago Yuri Gomes Miranda (5º período) | Outros |
14h | |
Figuras Retóricas: flores da argumentação Hélia Coelho Mello O propósito deste curso é destacar a importância da Retórica para a leitura de textos argumentativos por possibilitar o conhecimento de recursos que tornam possível a adaptação do discurso aos objetivos visados por seu enunciador. As figuras retóricas são recursos linguísticos que podem ser utilizados a serviço da persuasão já que seduzem o leitor pelo prazer da leitura (pathos), além de também servirem para tornar o argumento mais bem aceito, criando presença e estabelecendo comunhão. Por meio do conhecimento da força persuasiva das figuras retóricas, o leitor terá possibilidade de refletir sobre os objetivos do enunciador nos textos que lê; por isso, o uso persuasivo delas será ilustrado por diversos gêneros textuais no decorrer da abordagem teórica do minicurso. | Minicurso |
O dia em que o rotacismo pedalou na bicicreta de Craudio e deu tchau para o preconceito linguístico Edinalda Maria Almeida da Silva O minicurso pretende apresentar algumas reflexões sobre o fenômeno do rotacismo, especialmente na Baixada campista, a partir de algumas considerações: o rotacismo NÃO é erro, nem é engraçado; é preconceito. O português brasileiro NÃO possui uma feição única. Nosso caldo étnico é temperado com carnes negras, índias e portuguesas NÃO nos permite um registro ‘puro’. Temos uma Língua linda e mestiça. Aliás, a fala não é uniforme nem mesmo entre os estreitos limites de uma única família. A Gramática Normativa NÃO é a língua; é apenas uma descrição parcial da Língua. Entre os falantes, NÃO podemos estigmatizar os de pouca escolaridade, os do interior, os da periferia como responsáveis pelo rotacismo. | Minicurso |
Quem usa um ponto aumenta um conto! Marília Siqueira da Silva Nesta oficina, apresenta-se a pontuação de forma dinâmica e criativa de modo a levar à compreensão de que, conforme um princípio linguístico universal defendido pela professora Inez Sautchuk, “nada na língua funciona sozinho”. Assim, um ponto, uma vírgula ou qualquer outro sinal de pontuação podem fazer toda a diferença no texto escrito. | Minicurso |
Contribuições teórico-metodológicas de Karl Marx e Friedrich Engels para a compreensão da literatura e da sociedade Felipe Vigneron de Azevedo A proposta do minicurso é apresentar brevemente o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels e de que modo é possível apropriar suas teorias para a compreensão da sociedade e do fenômeno literário. Para tanto, apresentaremos a influência de Hegel no pensamento da juventude oitocentista alemã, alguns conceitos centrais das obras desses dois pensadores e as consequências de suas teorias. Faremos um breve excurso pelas chaves gerais que conduzem a crítica literária até chegarmos à contribuição efetiva da crítica marxista. | Minicurso |
Roteiros para o ensino e a pesquisa de gêneros textuais e hipertextuais Thiago Eugênio Loredo Betta Este minicurso tem por objetivo apresentar um estudo sobre os Gêneros Textuais, a partir de um perspectiva bakhtiniana. Serão analisados gêneros hipertextuais como memes, twites, "textões", postagens e comentários em redes sociais em diálogo com textos produzidos nos suportes impressos. Os exercícios de análise serão realizados tanto pelo enfoque pedagógico, voltado para o ensino, quanto pela abordagem teórica, voltada para a pesquisa científica. | Minicurso |
Ensino de escrita ficcional: conto e poesia Adriano Carlos Moura Este minicurso tem como principal objetivo desenvolver estratégias para o ensino de escrita de textos de ficção com estudantes da educação básica. São apresentados exercícios práticos de escrita a partir de recursos estilísticos e estruturais que auxiliam o professor na criação de atividades que terão como resultados poemas e contos experimentais. | Minicurso |
16h | |
Cardápio Cultural As faces de Gullar - Elisângela Luiza Silva de Oliveira (7º período), Natalí de Oliveira Moreira (7º período) e Pedro Silva Goudard Cruz (8º período) / Aegyo – Barbara Viera Cardoso (4º período), Bianca Rangel Batista (4º período) e Jéssica Sanz Gomes Leal (4º período) | Outros |
16h 30min | |
Estudos Linguísticos: Concepções de Gramática Palestrantes: Prof. Dr. Marcos Luiz Wiedemer e Profª Drª Vanise Gomes de Medeiros Mediador: Prof. Me. Thiago Soares de Oliveira Local: Auditório Miguel Ramalho | Mesa Redonda |
Epígrafe Somos todos um povo – Soraya Pereira (4º período) e Gabriel Gomes Ferreira (4º período) | Outros |
18h | |
Cardápio Cultural Espaço do autor: Rafaela recita poesias de Laís Durães - Rafaela Vieira Costa (4º período) | Outros |
18h 30min | |
Comunicações Orais Apresentação de trabalhos de pesquisa dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras do IFFluminense Apresentação de trabalhos submetidos à avaliação da Comissão Científica / Organizadora do evento. | Outros |
20h | |
Cardápio Cultural Espaço do autor: Clara recita “Female” - Clara Viana de Jesus (4º período) | Outros |
20h 30min | |
Encerramento: Espetáculo Teatral: Pessoas O espetáculo poético-musical “ Pessoas” é uma releitura teatral e musical dos poemas mais conhecidos do poeta português, com versões que misturam jazz, rock, baião e blues. Os textos são interpretados pelo ator e poeta Adriano Moura e pelos músicos Matheus Nicolau, Tim Carvalho, Renato Arpoador. | Outros |